A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela ação bacteriana, acúmulo de tártaro e inflamação destas estruturas levam à mobilidade dos dentes.
Entende-se por doença periodontal um conjunto de condições inflamatórias, de carater crônico e de origem bacteriana que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes.
Os microrganismos responsáveis por esses eventos estão presentes na placa bacteriana dental. A placa bacteriana é o principal fator etiológico da doença periodontal como foi demostrado de forma inequívoca por trabalhos científicos. Num destes trabalhos partiu-se de um quadro clínico de gengiva saudável. Com o acúmulo de placa bacteriana na superfície dental, surgiu a gengivite em períodos de 7 a 21 dias. Com a retomada regular e eficaz das medidas de higiene bucal ( Escovação e fio dental ) por parte do indivíduo, uma gengiva novamente saudável foi observada dentro de alguns dias.
O termo gengivite refere-se a inflamação de gengiva e é de caráter reversível, enquanto que por doença periodontal destrutiva ou periodontite se refere a inflamação dos tecidos de suporte do dente, detectada pela presença de sangramento inchaço algumas vezes pus e mobilidade dental. A gengivite - a mais comum das doenças periodontais -, pode ocorrer em qualquer indivíduo se houver acúmulo suficiente de placa bacteriana dental na região entre o dente e a gengiva . É considerada uma doença infecto-inflamatória, caracterizando-se por vermelhidão da gengiva , edema( inchaço), e sangramento .
Para se evitar a doença deve-se manter sempre bem limpos e higienizados os dentes e a região onde eles se instalam e se consultar com um dentista regularmente.
Tratamento
O tratamento da doença, no seu estágio inicial, consiste em raspagem sub-gengival da raiz do dente, pelo cirurgião dentista, removendo o principal causador, que é a placa bacteriana aderida ao dente. Nos estágios mais avançados da doença, há a necessidade de cirurgias, e, às vezes, em casos extremos a remoção do dente.
Observe nas fotos acima a doença em estágios iniciais. Note a presença de tártaro e a gengiva inflamada, inchada. A remoção de tártaro pelo profissional e orientação para escovação correta traz de volta a normalidade após alguns dias. Então veja que é possível surpreender a doença nos estágios iniciais e controlar com sucesso a evolução do quadro.
Em pouco tempo a doença pode se instalar novamente e será sempre progressiva. Daí o cuidado e atenção quanto à escovação e as visitas de avaliação para estancar o processo logo no inicio e assim manter a saúde do periodonto (gengivas e osso).
Foto mostrando a Doença Periodontal avançada e perda dos dentes por falta de suporte ósseo. Ação de bactérias (placa bacteriana), produzindo toxinas (venenos) que inflamam as gengivas. Esta inflamação atinge o osso que vai se perdendo gradativamente. Associado a má higienização e falta de orientação o quadro pode se tornar irreversível.
Uma simples orientação quanto à escovação e visitas periódicas ao dentista que irá fazer a raspagem do tártaro e controle da placa bacteriana seriam o suficiente para evitar este caso drástico.
O mais cruel é que esta doença é crônica, ou seja, ela evolui em silencio quase indolor e muitas vezes a pessoa não se dá conta da gravidade da enfermidade e quando o caso agudiza, aumento do sangramento, dor, inchaço pode ser tarde e só resta a extração dos dentes. Não deixe de fazer as visitas periódicas e ao menor sinal de inflamação presença de tártaro solicite um exame clinico ao seu dentista para paralisar o processo de perda. Esta doença tem o seu desenvolvimento mais acelerado em pacientes diabéticos, imunossuprimidos e fumantes.
Qualquer dúvida entre em contato conosco - gbranco@hotmail.com
Bom dia Dr. Gilberto.
ResponderExcluirO sr. poderia nos dizer algo sobre o uso de pó dentifrício como estes:
http://www.natuline.net/loja/product_info.php?products_id=1513
Prezado Oton vc precisa me enviar a composição do produto. Normalmente a composição destes pós é abrasivo tipo areia. Se a granulação for muito `grossa` ele relamnte vai limpar , mas tambem vai desgastar o esmalte o que não é bom.Grato pela sua pergunta.
ResponderExcluiroi me chamo elizane e tenho doença periodontal com perda ossea nivel 3,gostaria que o sr me informasse de algum lugar que poderia fazer um tratamento de graça pois nao tenho condições. sinto muita vergonha em sorrir.se alguem souber poderia deixar um recado para mim neste email. elizanepa@gmail.com ou hotmail.com desde ja ficarei muito grata
ResponderExcluirhá mais ou menos tres meses fiz um canal dentario,a dentista disse que o canal do dente é muito estreito por isso demorou muitas sessoes para terminar e doeu muito,na ultima visita para a colocar a peça de no dente,a minha gengiva estava inchada ela fez a limpeza e disse para mim escovar bem o dente e nao marcou retorno para verificar se ouve evoluçao nao.4 messes minha gengiva neste mesmo dente q foi feito o tratamento de canal ficou inchada, a dentita disse q era começo de periodontite,fez uma radiografia e disse q era necessario extrair o dente para a bacteria ser eliminada.
ResponderExcluirDÊ alguma opiniao sobre isto por favor